15 dias, mil obrigações

A duas semanas da viagem, parece que minha lista de tarefas não diminui. Documentos, vacinas, mala, dinheiro, faculdade, quarto. Tudo ainda tem algum detalhe em aberto. E, por mais que eu me esforce, as pendências não chegam ao fim. Muitos dirão que é mal de brasileiro deixar tudo para a última hora. Não nego minha parcela de culpa, mas a verdade é que fazer intercâmbio requer muita preparação e nem tudo depende só de mim.

Uma das maiores dificuldades tem sido encontrar um quarto para morar (é, ainda não tenho teto em Coimbra). Tenho dedicado pelo menos uma hora do meu dia ao OLX e seus já familiares anúncios de “quartos para arrendar”. Entrei em contato com diversas senhorias – como os portugueses chamam os donos das casas que têm cômodos alugados a estudantes. Mas, sempre que estou perto de fechar negócio, alguma coisa dá errado. É a própria senhoria que some, é a distância da universidade, é o aluguel que aumenta. Confesso que estou um pouco nervosa com a ideia de viajar sem ter onde ficar, mas espero que dessa vez realmente me deem boas respostas e que até o fim da semana eu consiga resolver isso.

Este, aliás, também é meu prazo (imaginário) para esperar o visto chegar. Depois de achar que o documento não ficaria pronto a tempo, finalmente tive o pedido aprovado na semana passada. Agora, é só esperar ele chegar ao Recife. A promessa é de que um novo malote de encomendas de Salvador vá para os Correios amanhã. Então, se tudo der certo, meu prazo será cumprido. Estou torcendo! Depois, ainda tenho que fazer o VTM (sim, resolvi encarar o IOF de 6,38%, mas explico isso depois) e tirar a carteira de vacinação internacional. Ainda bem que essas obrigações são fáceis de resolver. Qualquer dia, quando sobrar tempo, vou lá e faço. Mas o motivo da procrastinação é justamente esse: tempo.

A quinze dias da viagem, gostaria de estar focada nesses preparativos, mas a verdade é que a faculdade ainda tem me aperreado um bocado. Como o calendário acadêmico da UFPE está desregulado por causa da greve de professores de 2012, ainda estamos no meio do período, mesmo em pleno janeiro. Nossas férias só começam no final de fevereiro, então perderei algumas semanas de aula por causa da viagem. Para não perder todo o semestre, conversei com os professores e vou entregar todos os trabalhos finais antecipadamente. Depois, é só torcer para eles lembrarem da promessa e não me encherem de falta quando eu estiver em Portugal.

Como quero deixar a próxima semana inteira para resolver os últimos detalhes da viagem e tentar relaxar um pouco, porque também sou filha de Deus, estabeleci como meta desta semana terminar todos os trabalhos da faculdade. Depois de adiantar um bocado de coisa nos últimos dias, hoje fiz um fichamento, organizei um ensaio e preparei um relatório. Mesmo assim, ainda tenho que escrever uma matéria, uma crítica, fazer outro ensaio e mais um relatório. É coisa que não acaba mais, mas eu espero que as horas dessa semana passem bem devagar e eu consiga terminar tudo.

Cansei só de lembrar dessas pendências, mas não precisa mandar eu parar de escrever aqui e voltar a estudar. Sei que preciso fazer isso, mas a verdade é que agora deveria estar dormindo. São duas horas da manhã, só que as duas xícaras de café e as dezenas de páginas que folheei nas últimas horas levaram meu sono embora. Agora estou aqui, relembrando todas essas obrigações, aceitando a ideia de que amanhã não vou acordar cedo para ir à academia e torcendo para os próximos dois dias terem 48 horas para que eu tenha tempo de riscar todos os itens relativos à faculdade dessa lista de tarefas assustadora.

Mas, deixamos as mil obrigações para lá, e continuemos a contagem regressiva! 15 dias…

Deixe um comentário

